Histórico e Projetos

HISTÓRICO Grupo de Capoeira Angola Brasil

O que é o Grupo Capoeira Angola Brasil? O ANGOLA BRASIL –
Um coletivo da cidade de Canoas - RS, composto por pessoas que possuem afinidade com a cultura afro brasileira. A trajetória teve início em 1977, quando começou a ser organizar a primeira turma de capoeira de Canoas. Em 1983, a convite do Grupo, que neste momento se denominava Casa Grande, chegaram os
primeiros representantes do Grupo Palmares da Bahia. Em dois anos, houve uma fusão dos grupos tornando–se Casa Grande Palmares. 
Foi no ano de 1987 que foi constituída a Associação Canoense de Capoeira. 
Em janeiro de 1997, parte do grupo Palmares do Sul, na busca por sua identidade e identificação com a cidade e a população de Canoas, passou a se denominar Capoeira Angola Brasil.
Em 2005, a Associação abriu o Centro Cultural Angola Brasil, oferecendo a um público diversificado o ensinamento da Capoeira, articulando parceiros em diversas esferas para a realização de atividades públicas e abertas, garantindo à população em geral o direito à cultura. Ao longo de sua trajetória desenvolveu vários projetos e programas e atualmente centra suas atividades nos eixos de Formação, que
abrange os programas de oficinas, e Compartilhamento, rodas de capoeira e eventos abertos.

Formação:

Programa Infantil de Capoeira (Crianças de 3 a 6 anos)
O programa Infantil é ensinado para criança a partir dos três anos de idade, é visto como uma alternativa para estimular o desenvolvimento integral da criança.
É desenvolvido um programa de atividades lúdicas despertando o interesse das crianças, estimulando o desenvolvimento corporal, motor e cognitivo. Este programa Infantil acumula 12 anos de experiências. Desenvolvido nas escolas de educação infantil de diversas cidades tais como: Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Porto Alegre.

Capoeira na Escola - Ensino Fundamental
A Capoeira na Escola é uma forma de estimular principalmente a criança de baixa renda pela permanência na escola, para uma atividade cultural, além do período regular de aula. Acreditamos que o acesso a diversas vivências, contribui com as habilidades do indivíduo na interação com o mundo. O ensino da capoeira é encarado como uma ação educativa, social e ambiental, despertando os praticantes para as suas potencialidades.

Capoeira na Escola – Ensino Médio
O Grupo de Capoeira Angola Brasil, preocupado com a permanência do praticante na fase dos 14 aos 18 anos, desenvolve aulas especificas para alunos que queiram e possam ser instrutores. O aluno tem a oportunidade de vivenciar a prática como atleta e também como um futuro educador. Neste período, o aluno aprende didáticas de aulas, treinamentos específicos para cada faixa etária, o que o oportunizará ser um técnico, educador na área, ou apenas um praticante com livre escolha de opção.

Projeto Quilombo
O Grupo de Capoeira Angola Brasil vem desenvolvendo o Projeto Quilombo para que a criança e o adolescente tenham um refugio para expressar sua identidade com atividades como Capoeira, Teatro e  Dança, . As atividades acontecem em turno inverso ao da escola e o aluno tem que estar matriculado no ano letivo.

Compartilhamento:
Caminhadas: atividades de programação compartilhada através de apresentaçõesde diversas linguagens artísticas, que inicia com uma caminhada para reunir o público. Esta atividade objetiva sensibilizar a comunidade para as diversas expressões culturais.